Automação de Instrumentação de Barragens
Inovação – Automação Piezômetro Pneumático
Sistema de Automação (desenvolvido por Eng. Marco Borges)
Descrição
O equipamento foi projetado para realizar, armazenar e transmitir leituras automáticas de piezômetros pneumáticos. É composto pelos seguintes elementos básicos: CLP (núcleo), Válvula proporcional, Sensor de fluxo, Filtros e Compressor de ar (opcional).
Funcionamento
A unidade é 100 % configurável para se adequar às necessidades de cada barragem. Características de transmissão, coleta e armazenamento são adaptadas para funcionarem independente da operação manual de leitura.
O sistema pode ser fornecido com solução (módulo) de armazenamento remoto em banco de dados relacional, emissor automático de relatórios com gráficos, sistema de gestão da operação, interface (Hw e/ou Sw) com sistemas legados, implementação de rede wifi, IPV4, IPV6, aderente a IoT.

Configurações Disponíveis
Existem duas configurações básicas; de 0 – 10 Bar e de 0 – 20 Bar. A primeira é fornecida com válvula proporcional eletronicamente comandada. A versão de 20 Bar é montada com uma válvula motorizada e sensor de pressão independente.
Ambas versões podem utilizar compressor de ar ou cilindro de nitrogênio.
A versão de entrada controla um único piezômetro. Com a utilização de caixa de acoplamento, também ofertada, o IDI -264PZP pode efetuar leitura em até 32 sensores.
A especificação final dos acessórios e interfaces lógicas são definidas em conjunto com o cliente a fim de adequar o equipamento na melhor solução de automação.
Alimentação
O sistema é alimentado com energia da rede segura das barragens. Eventualmente, dependendo da necessidade, pode ser fornecido com sistema de back-up. Para o modelo com compressor de ar, o sistema de emergência opera por um ou dois dias no máximo devido ao alto consumo do compressor de ar. Para o sistema de 10 Bar e cilindro de nitrogênio, a autonomia é de 10 dias no mínimo.

WhatsApp